Prateleira quase invisível

Já há alguns anos a ideia da prateleira invisível feita com livros de capa dura andava na caixola para ser executada. A princípio, seria na biblioteca da casa dos meus pais, usando as velhas enciclopédias como base.

No entanto, acabou não sendo lá, mas sim na minha casa mesmo, que eu executei a peripécia. Como aqui não sobravam livros de capa dura para trabalhar, fiz uma troca de livros velhos em um sebo da cidade e trouxe de volta um bonito e vermelho exemplar de Eneida, de Virgílio. Quase uma homenagem às aulas de literatura clássica do IEL ;) (Aliás, quem quiser pode se aventurar na leitura do livro que eu destruí neste link).

O principio era simples: embutir um suporte em L dentro do livro, colar as páginas do mesmo e então prender o suporte na parede. Após isso, bastaria empilhar os livros para dar a impressão de uma prateleira invisível :D

O original do Instructables

Acontece que quando você adapta um projeto da gringa para terras tupiniquins você descobre que nem tudo é assim tão simples. A começar pelo suporte em L, que você não vai achar na área das prateleiras da loja de construção – esse suporte é conhecido como cantoneira, e você precisará ir dar um pulo lá na área das ferragens para encontrá-las. Não costuma ser nada caro, fique já avisado.

Depois disso, você vai precisar também de pequenos parafusos para ~parafusar as páginas~ (nesse momento minha mãe se condoeu com o pobre livro, que seria devidamente perfurado. Ossos do ofício, pessoal) e também de uma boa cola para grudar as páginas umas nas outras (é, parafusar as páginas não é suficiente).

A minha sugestão é usar a cola transparente da Pritt, assim se você fizer algum estrago ele pelo menos não ficará tão visível assim.

Seguindo as instruções do Instructables, é preciso posicionar a cantoneira nas páginas, fazer a marcação, cortar o número de páginas necessários para embutir a cantoneira, parafusá-la e colar as páginas. Após esse processo todo, reúna todos os itens bem pesados da sua casa e apoie sobre a sua futura prateleira invisível. Isso é necessário para que as páginas não fiquem engruvinhadas, todas tortinhas e enrugadas por conta da umidade da cola. Deixe o livro, páginas com cola e cantoneira lá por mais ou menos 24h, assim dá tempo de secar tudo certinho.

Todas as minhas caixas de ferramenta fazendo peso sobre a prateleira quase invisível

Depois disso, é só conferir a secagem e prender a sua prateleira na parede. Vale tomar cuidado na hora da montagem para garantir que, quando colocada na parede, a lombada do livro fique legível e não de cabeça para baixo ;)

Quando fixei a prateleira na parede, eu quis também finalizar o acabamento com um pedaço de feltro branco, pra evitar que os livros que eu apoiasse nela pudessem ter a lombada ou as páginas marcadas pelo suporte ao fundo. Repare na imagem:

Vale a pena tirar o dia (ou pequenas partes de vários dias) pra investir numa brincadeira dessa. Dá um gosto todo especial perceber que você que fez ;)

About these ads